157 Jones Godinho 3 HIPERMÍDIAS NA EDUCAÇÃO Na contemporaneidade, evidenciamos práticas de leitura e escrita multimodais, combinando diferentes modos de representação, como texto, imagem, som e vídeo. A leitura e a escrita multimodal envolvem a habilidade de interpretar e criar textos que integram vários modos de comunicação. Essas práticas multimodais são potencializadas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais que transformaram a natureza da leitura e da escrita, introduzindo novos gêneros textuais e práticas literárias, como blogs, redes sociais, hipermídia e ebooks. Na pesquisa de Godinho (2020), identificou-se a necessidade de criar e disponibilizar materiais acessíveis (hipermídias), imersivos e informativos para educadores que abordam o tema, tanto na região amazônica quanto em outras partes do Brasil. Com base nisso, foram elaborados quatro e-books, organizados em percursos, cada um abordando diferentes aspectos da Amazônia, desde suas características ecológicas até os desafios socioambientais contemporâneos. Por hipermídia, segundo Coité (2012), nos referimos à combinação de várias mídias — como textos, imagens, vídeos e áudios — em um único ambiente de ensino, no caso os e-books, permitindo uma experiência de aprendizagem interativa e flexível. Esse formato é especialmente adequado para o contexto da formação continuada de professores, uma vez que os docentes podem interagir com os conteúdos de acordo com seu próprio ritmo e necessidade (Backes et al., 2022; Ragi et al., 2021). Essas hipermídias foram integradas a um curso on-line de formação, chamado: “Amazônia: tão forte, tão frágil”, ministrado via aplicativo de mensagem, para professores interessados em ampliar seu conhecimento sobre a Amazônia. O acesso a esses materiais ocorre independentemente de sua localização geográfica, oumesmo disponibilidade de tempo. Além disso, o material foi traduzido para o francês, expandindo o alcance do curso a professores francófonos, o que reforça nosso compromisso com a disseminação de conhecimentos sobre a Amazônia em um cenário global. Os recursos e técnicas utilizados para o designdesses e-books foram inicialmente o PowerPoint, como protótipo, e posteriormente
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz