A contribuição das hipermídias na formação continuada de professores sobre a Amazônia 158 os recursos do Canva.com, permitindo a interatividade que integra vídeos, textos, áudios e gráficos. Técnicas como a criação de mapas conceituais e navegação não linear também foram empregadas, visando ampliar a autonomia dos professores. Assim, identificar o que lhes é mais significativo ou que melhor lhes convém e aprofundar-se nos temas de maior interesse, oferecendo flexibilidade no uso dos conteúdos. A estrutura dos e-books reflete uma preocupação em garantir que os temas abordados sejam apresentados de forma acessível e clara, mas também profundos o suficiente para promover uma reflexão crítica. Cada percurso oferece aos professores uma jornada de aprendizado, explorando desde os aspectos mais básicos, como sua localização, suas características físicas, climáticas, até questões mais complexas e contemporâneas, como os desafios enfrentados pela região devido às atividades econômicas predatórias. 3.1 Aplicações das Hipermídias no Contexto Educacional A aplicação de hipermídias no contexto educacional é uma estratégia que visa contribuir para engajar os alunos e professores em processos de ensino e aprendizagem que envolvem múltiplas camadas de informação, em congruência com a cibercultura. Assim, os conteúdos são apresentados em uma linguagem e meios que fazem parte do cotidiano das pessoas, bem como podem ser atualizados sistematicamente, contribuindo para o processo formativo continuado dos professores. As hipermídias possibilitam que o usuário interaja com o conteúdo, escolha seu próprio caminho de aprendizagem e volte aos tópicos, conforme necessário. Os e-books desenvolvidos exemplificam como as hipermídias podem ser aplicadas à formação docente para explorar diferentes aspectos da Amazônia. No primeiro percurso, os tópicos relacionados à “Floresta Amazônica” e ao “Bioma Amazônia” (Figuras 1 e 2) fornecem uma base para que os professores compreendam a diversidade ecológica da região, algo que é difícil de ser transmitido de maneira tão rica por meio de textos lineares e tradicionais.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz