Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Entre fios e nós tecemos convivências e rede(s) 16 presentes nas convivências, configurando novos espaços de interação, expressão e compartilhamento. Cada artefato, dispositivo, plataforma, rede é um fio que acrescentamos a esse tecido, que se torna cada vez mais colorido e amplo, potencializando o trânsito de informações, imagens e crenças, ressignificando todo e qualquer tipo de fronteira. Os capítulos na dimensão das Tecnologias discutem a integração de inovações digitais em práticas pedagógicas, refletindo sobre suas implicações na formação e na aprendizagem. Eliane Schlemmer e Massimo Di Felice abordam a formação docente na perspectiva das ecologias-conectivas, propondo práticas pedagógicas simpoiéticas e gamificadas em um contexto de hiperinteligências. Nydia Pinho, Thamy Rocha e Luciana Backes exploram a robótica educativa na educação infantil, por meio do protagonismo e da criatividade das crianças em práticas interativas com o Explorador Kids. MarleteGut, Cledes Casagrande e Fabrício Pontin analisama integração das tecnologias digitais no Ensino Médio conforme a BNCC, enfatizando práticas reflexivas e colaborativas. Fabricia Noronha e Luciana Backes investigam metodologias de projetos de aprendizagem com elementos de games para o ensino de programação, promovendo protagonismo e engajamento dos estudantes. Everton Rodrigues, Velda Torres e Lynn Alves refletem sobre os impactos do Ensino Remoto Emergencial e a dataficação no período pandêmico, a partir da necessidade de práticas éticas no uso de plataformas digitais. Por fim, Renati Chitolina, Luciana Backes e Cledes Casagrande discutem a robótica educativa na formação inicial de professores, analisando o desenvolvimento da tomada de consciência pedagógica em um ambiente de aprendizagem colaborativo. Este e-book, então, é um convite para o leitor percorrer essa tecitura complexa e viva, onde cada nó representa uma história, um saber, uma convivência que se expande e se enlaça com o todo. Ao explorá-lo, o leitor é convidado a assumir o papel de tecelão, umcriador de conexões e significados, que, ao entrelaçar suas vivências e reflexões, participa dando origem a uma nova rede de saberes que se transforma com cada novo fio que nela se entrelaça, de maneira surpreendente e desejável.

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