Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

A contribuição das hipermídias na formação continuada de professores sobre a Amazônia 160 As hipermídias apresentam aspectos significativos para ambientes educacionais, especialmente na modalidade de Educação a Distância, em atividades assíncrona. Uma das principais vantagens da utilização de hipermídias é a flexibilidade que elas oferecem, permitindo que os professores organizem seus estudos de acordo com seu tempo e ritmo de aprendizado. Dias et al. (2024) ainda destaca que a possibilidade de explorar o conteúdo em diferentes momentos e voltar a revisá-lo de forma não linear, facilita o aprendizado em profundidade. No contexto dos e-books sobre a Amazônia, essa flexibilidade é particularmente útil, pois os professores podemacessar os percursos de acordo com suas necessidades imediatas de ensino, a partir de seus smartphones e aplicativos de mensagem. O segundo percurso, por exemplo, aborda “A Colonização Europeia” e “Os Primeiros Habitantes”, oferecendo uma visão histórica detalhada da ocupação da região amazônica (Figura 3). Figura 3 – Amazônia: tão forte, tão frágil. Percurso 2 Fonte: Godinho e Backes (2024).

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz