Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

A contribuição das hipermídias na formação continuada de professores sobre a Amazônia 162 As funcionalidades interativas dos e-books, as hipermídias propriamente ditas, como vídeos explicativos que podem ser assistidos ao clicar sobre as imagens, propiciam uma maior imersão no conteúdo. Essas tecnologias possibilitam que os professores visualizem a realidade amazônica de forma mais direta, potencializando o ensino de temas complexos para seus alunos e tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico (Braga et al., 2018). É importante destacar que a criação dos e-books partiu de um processo de pesquisa, curadoria e estruturação dos conteúdos, com base em sua relevância para a formação continuada de professores e em sua capacidade de fornecer uma visão abrangente e detalhada da Amazônia, a partir dela. Segundo Gatti (2020), a criação de materiais educacionais digitais exige não apenas conhecimento técnico, mas também uma abordagem pedagógica que considere as necessidades dos docentes. Nesse contexto, os docentes não apenas têm a oportunidade de aprender ou mesmo aprofundar seus conhecimentos sobre a Amazônia, mas tambémde aplicá-los emsuas práticas pedagógicas. Coité (2012) argumenta que a formação continuada de professores deve ir além da simples transmissão de conhecimentos, buscando desenvolver competências críticas e reflexivas. Aliado a isso, os e-books produzidos no contexto desta experiência, seja para a formação docente ou mesmo para uso em sala de aula, pode ser uma forma de conectar os alunos e docentes com a realidade, proporcionando uma educação contextualizada e relevante. Ao explorar os diferentes percursos, os professores têm acesso a uma vasta gama de recursos que podem ser adaptados para diferentes contextos de ensino, desde ciências naturais passando pela história, geografia e sociologia. O quarto percurso (Figura 5), que trata de “Cultura e Identidade na Amazônia”, conecta o e-book aos aspectos culturais e à prática pedagógica. Ao abordar a diversidade étnica e cultural da Amazônia, os professores são instigados a refletir sobre questões como: a preservação das culturas indígenas e o papel da educação na construção de uma consciência crítica sobre essas realidades, tecendo redes de conhecimento.

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