A contribuição das hipermídias na formação continuada de professores sobre a Amazônia 164 tica dos conceitos no ensino (Guimarães et al., 2023). Isso é particularmente relevante na formação de professores, que não precisam apenas de acesso a informações, mas a compreensão dessas informações e recursos que auxiliem na aplicação desse conhecimento em suas práticas pedagógicas cotidianas. Os princípios de design instrucional, conforme apontado por Silva et al. (2023), envolvem a organização dos conteúdos de forma lógica e acessível, criando uma experiência de aprendizagem contínua e fluida. Para as hipermídias, como os e-books desenvolvidos para a formação continuada de professores, esses princípios garantem uma navegação intuitiva pelos conteúdos, permitindo que os docentes acessem de maneira prática os recursos multimídia que enriquecem o processo de formação. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS A relevância das hipermídias como meio pedagógico que contribui no contexto da formação continuada de professores, especialmente no ensino sobre a Amazônia, está na construção de e-books como uma abordagem interativa e imersiva, explorando práticas multimodais, para uma aprendizagem flexível e adaptável às diferentes necessidades dos professores. A importância do design instrucional, da integração demúltiplas mídias e da flexibilidade oferecida pelo formato hipermidiático, está na possibilidade dos professores explorarem os conteúdos de forma autônoma e no seu próprio ritmo. Essas tecnologias digitais podem contribuir não apenas para a capacitação técnica dos educadores, mas também na promoção de uma formação crítica, reflexiva e contextualizada com a realidade amazônica. Nesse sentido, pode-se sugerir, como desdobramentos desta experiência, a expansão do uso de hipermídias em outras áreas da educação, visando à criação de dispositivos de formação que integrem diferentes contextos regionais e culturais. Além disso, a análise do impacto prático desses e-books nas salas de aula, bem como o desenvolvimento de novas formas de avaliação sobre as hipermídias para a aprendizagem. Outra possibilidade é a ampliação do alcance geográfico e linguístico do curso, como citado pela tradução dos materiais para o
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz