165 Jones Godinho francês. Isso abre portas para a internacionalização do conhecimento sobre a Amazônia, permitindo que educadores de diferentes partes do mundo se conectem e compartilhem saberes sobre a região, fomentando uma rede global de educadores comprometidos com a preservação da sociobiodiversidade. Pode-se concluir que essa experiência, desenvolvida no âmbito do estágio pós-doutoral, permitiu ao autor explorar e aprofundar seus conhecimentos sobre as TD’s e a educação na Amazônia. Além disso, a construção e implementação dos dispositivos de formação reforçaram a relevância de integrar aspectos regionais e globais no processo educacional, ampliando sua compreensão de como a educação pode ser transformada por meio do uso de recursos digitais na atualidade. REFERÊNCIAS BACKES, Luciana; VAZ, Douglas; OLIVEIRA, Gabrielly De Boit de. Ressignificação do E-book por meio da Literaturalização das Ciências: Educação Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 8, p. 1-25, 2022. Disponível em: https:// svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/3117/1/lbackes.pdf. Acesso em: 01 set. 2024. BRAGA, Ana Paula Mateus; SILVA, Marília Darc Cardoso Cabral; SANTOS, Vanessa Silveira Moares dos. O uso de hipermídia como recurso didático no ensino de questões socioambientais. In: SEMANA DE LICENCIATURA, 15., 2018, Jataí. Anais [...]. Jataí: Instituto Federal de Goiás, 2018. Disponível em: https://periodicos. ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/782/607. Acesso em: 01 set. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1 de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC, 2015.
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