Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

169 PRODUÇÃO ESCRITA E INTERAÇÃO DIGITAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA ESCRITA AUTOMONITORADA Larissa Damiris Lopes Franco1 Kári Lúcia Forneck 2 Lucimara Fiorese3 RESUMO: Este estudo objetivou apresentar reflexões decorrentes de uma experiência de ensino para o desenvolvimento da consciência e do automonitoramento da produção escrita em uma turma de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, partindo da premissa da interação e da cocriação digital na leitura e na escrita de fanfics. O procedimento metodológico desta investigação envolveu: a) a realização de cinco oficinas de escrita de fanfic; b) a avaliação dos textos produzidos pelos alunos com base em critérios definidos; e c) a análise de um questionário em que os estudantes avaliaram sua aprendizagem durante as oficinas. Os sujeitos dessa pesquisa foram 12 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de ummunicípio do interior do Rio Grande do Sul. Baseando-se nas considerações de Marcuschi (2008) e Koch e Elias (2011) sobre o texto como evento sociocomunicativo, percebeu-se a promoção de maior autonomia dos estudantes durante a produção textual. Nos cinco encontros das oficinas foram inseridas estratégias de aprendizagem mediadas por tecnologias digitais, integrando os conceitos de Educação onLIFE (Schlemmer; Di Felice; Serra, 2020) e de letramento digital (Ribeiro, 2020). A análise dos textos dos estudantes 1 Diplomada em Letras, larissa.franco@universo.univates.br 2 Doutora emLetras, docente do Programa de Pós-Graduação emEnsino da Universidade do Vale do Taquari – Univates, kari@univates.br 3 Mestra em Ensino, docente em cursos técnicos e profissionalizantes, lucimara@universo.univates.br DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-11

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