Produção escrita e interação digital: uma proposta de ensino da escrita automonitorada 170 que participaram das oficinas mostrou que aqueles que interagiram digitalmente com maior frequência também demonstraram um nível mais elevado de automonitoramento e consciência textual e se evidenciou a importância de práticas pedagógicas que incorporem as dinâmicas digitais na escrita criativa e colaborativa. Palavras-chave: Educação onLIFE. Fanfiction. Consciência textual. Automonitoramento. Interação digital. 1 INTRODUÇÃO A escrita, reconhecida como importante parte do desenvolvimento humano, é uma competência fundamental na constituição da cidadania. Por isso, a escrita tem relevância social, já que influencia nas relações que os estudantes estabelecem com o mundo ao seu redor. Apesar dos muitos esforços para a qualificação da produção escrita, como já apontaram Antunes (2003; 2009), Marcuschi (2008) e Guedes (2009), a prática da escrita ainda se encontra condicionada ao âmbito privado da escola, que muitas vezes exclui o autor, o leitor e o contexto, fragmentando a atividade de tal modo que a consciência textual se perde ou fica comprometida. Promover a produção textual em sala de aula é compreender que a escrita exige o estímulo de conhecimentos e a mobilização de várias estratégias por parte de quem a produz (Koch; Elias, 2011) e que a consciência desse processo influencia e ressignifica a atividade realizada pelos discentes (Gombert, 1992; Spinillo; Mota; Correa, 2010; Pereira, 2013). Nesse sentido, entendemos ser importante desenvolver habilidades de consciência textual, em especial, por meio do automonitoramento, da autonomia e da consciência crítica dos estudantes em relação ao próprio texto. Entendemos, ainda, que a interação e a cocriação digital, nos termos de Schlemmer, Di Felice e Serra (2020), podem constituir caminhos possíveis para concretizar a escrita na escola, de modo a contribuir para a autonomia dos estudantes, tomando como ponto de partida as demandas da contemporaneidade, que pressupõe a leitura e a escrita hibridizadas, multissemióticas e multimodais. Considerando essas questões de fundo, este artigo tem por objetivo apresentar reflexões decorrentes de uma experiência de ensino para o desenvolvimento da consciência e do automonitora-
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