171 Larissa Damiris Lopes Franco, Kári Lúcia Forneck e Lucimara Fiorese mento da produção escrita em uma turma de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, partindo da premissa da interação e da cocriação digital na leitura e na escrita de fanfics4. Para tal propósito, elaboramos cinco oficinas integradas com sugestões de interação e cocriação textual de fanfics, visando o desenvolvimento da consciência automonitorada da escrita em ambiente digital. Este texto trata de relatar essa experiência e apresentar alguns dos resultados decorrentes dessa ação de ensino. 2 PRODUÇÕES TEXTUAIS CONSCIENTES: DE QUE FORMA? Para concretizar a intervenção didática proposta, desenhamos um percurso metodológico sistematizado nos padrões da pesquisa de intervenção pedagógica (Damiani et al., 2013), que consistiu no desenvolvimento de oficinas de produção escrita, em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Lajeado, do estado RS, que foi selecionada a partir de observações, previamente realizadas durante 12 aulas do componente curricular de Língua Portuguesa, na primeira etapa da pesquisa. Apesar de a turma ser composta por 18 estudantes, apenas 12 estiveram presentes em todas as intervenções desenvolvidas. Todos os critérios éticos foram seguidos, conforme parecer do Comitê de Ética em Pesquisa5. Assim, o escopo de análise pauta-se nas produções textuais dos participantes que se envolveram em todas as etapas da realização das intervenções. As intervenções foram estruturadas na forma de oficinas, divididas de maneira que totalizaram 5 encontros, compostos por um primeiro momento de exposição e, posteriormente, de um momento de experimentação. Os encontros ocorreram no período de dois meses, com tempo de 1 hora e 50 minutos para cada intervenção, ocupando dois períodos semanais do componente curricular. 4 Esta proposta se desenvolveu no âmbito do grupo de trabalho Ensino, Linguagens e Tecnologias (GT-ELT), vinculado à pesquisa institucional O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos, da Universidade do Vale do Taquari – Univates. 5 Esta ação pedagógica foi financiada por recursos advindos do Edital FAPERGS- -SEBRAE/RS 03/2021 – Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica – PROEdu (Projeto Ensino da leitura e da produção textual sob a perspectiva da educação onLIFE e da meta-aprendizagem em contexto pedagógico pós-pandemia). Parecer COEP – CAAE: 57432922.0.0000.5310.
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