173 Larissa Damiris Lopes Franco, Kári Lúcia Forneck e Lucimara Fiorese duzidas, entrelaçando o real com o digital. Com essa combinação, online e offline transformaram-se em onLIFE, conceito que abarca a constatação de que as interações, as aprendizagens e as vivências dos sujeitos estão intrinsecamente relacionadas por meio das redes. Assumindo essas premissas conceituais, as intervenções se consolidaram inteiramente emambiente digital (Google Drive e Google Docs), explorando a construção do gênero em contextos online, com o compartilhamento de arquivos para a elaboração do texto. Já, no que se referiu ao desenvolvimento das estratégias de automonitoramento, plataformas e softwares de pesquisa e correção de elementos linguísticos foram compartilhados e explorados com os participantes, que se valeram da internet para outros tipos de busca a qualquer momento que julgassem necessário. Desse modo, buscamos potencializar a consciência textual, dialogar com a promoção do letramento digital dos discentes participantes, uma vez que essa concepção não mobiliza somente a capacidade de leitura e escrita em telas de celulares e computadores, mas também a interação com tecnologias digitais de modo a criar e produzir conhecimento (Pereira, 2009; Ribeiro, 2020). O Quadro 1 apresenta a organização das intervenções.
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