175 Larissa Damiris Lopes Franco, Kári Lúcia Forneck e Lucimara Fiorese Oficina 2 Entender a importância do planejamento antes e durante a realização de uma produção textual, bem como refletir sobre a proposta a ser desenvolvida no exercício da escrita. A oficina iniciou com a leitura de um texto12 que a ministrante trouxe consigo. Após a leitura, foi solicitado que os alunos acessassem esse texto pelos computadores e tentassem encontrar semelhanças com o que foi abordado na Oficina anterior. Após a socialização das respostas, a ministrante apresentou o texto como sua fanfic, feita com os mesmos elementos propostos para orientarem a produção dos alunos. Com essa primeira contextualização, foi mostrada aos estudantes uma apresentação de slides com a extensão Pear Deck13 sob o título “O que é preciso para a produção de uma boa história?”14. Em um primeiro momento, os estudantes teceram comentários sobre a pergunta com colegas próximos, e elencaram os principais elementos que, em sua opinião, fazem com que uma história agrade e provoque sentimentos dos mais diversos em seu público. Após a socialização das respostas com a turma, a ministrante iniciou a apresentação planejada, conversando sobre alguns tópicos que podem ser considerados durante a criação de uma narrativa como a de Edgar Allan Poe, fazendo referência a sua própria fanfic como exemplo prático. Após a introdução dos elementos narrativos contidos nos slides, as perguntas reflexivas da sequência de apresentação foram realizadas através do Pear Deck, para que os estudantes pudessem compartilhar simultaneamente suas inspirações. O objetivo foi traçar um plano de ideias e organizá-las para a escrita, possibilitando com que os discentes pudessem iniciar efetivamente suas produções. Na última etapa do momento de exposição, um quadro com os elementos exibidos foi apresentado aos estudantes, para norteá-los no momento de experimentação. Os estudantes utilizaram o esquema de planejamento para organização de suas narrativas, empregando como apoio os elementos narrativos e as sugestões para construção do gênero literário apresentados no momento da exposição. Então, retomando os documentos de seus textos, realizaram a descrição do próprio planejamento, utilizando as respostas compartilhadas na dinâmica do Pear Deck e refletindo sobre as demais informações solicitadas no planejamento. Assim, os participantes precisaram ficar atentos à organização da fanfiction quanto ao encadeamento dos elementos narrativos e a forma como esses tópicos foram gradualmente introduzidos na história. 12 https://drive.google.com/file/d/14RMUZ-GTdbyZm39IDX6PDd00t56yHpsV/view 13 https://www.peardeck.com/ 14 https://drive.google.com/file/d/10-x4SlpFv09-iikQQIWNfOeLarMuZkiU/view
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz