Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Produção escrita e interação digital: uma proposta de ensino da escrita automonitorada 176 Oficina 3 Explorar dicionários online para busca de significados, sinônimos, antônimos, conjugações verbais e resolução de problemas comuns de escrita, por meio de sites disponibilizados na internet. Introduzir o hábito da leitura do próprio texto como elemento fundamental para a utilização mais adequada das ferramentas apresentadas. Para iniciar, a ministrante solicitou que os estudantes acessassem a fanfic criada por ela e abrissem o Histórico de Versões do documento. No novo recurso, eles deveriam navegar pelas versões, observando as alterações que foram realizadas e o efeito de cada uma para a composição da narrativa. Após esse primeiro momento, uma exposição de slides15 foi apresentada aos estudantes, expressando a importância de uma escrita adequada para uma produção textual, através do uso de palavras coerentes com as ideias expressas na narrativa, emprego de sinônimos, antônimos e conjugações verbais apropriadas. A cada plataforma apresentada, os estudantes tiveram tempo para explorar suas funções e maneiras de pesquisa, sempre retornando à fanfic da ministrante para visualizarem as relações com as alterações realizadas. Após o momento de exposição, os estudantes puderam voltar aos seus textos para retomar a escrita com o auxílio das plataformas de adequação, praticando seus usos em suas próprias escritas. Para isso, os alunos fizeram, num primeiro momento, uma boa leitura do andamento do texto e, posteriormente, identificaram as inadequações encontradas, optando, em seguida, pela melhor ferramenta para corrigi- -las. Oficina 4 Colocar-se no papel de leitor beta como forma de refletir sobre o texto do outro e o seu, possibilitando oportunidade de análise sobre o ato de escrita por meio da leitura e releitura da produção textual criada no Momento 1. Para iniciar, foi exposto aos estudantes o texto escrito pela ministrante16 com correções e apontamentos feitos por um leitor beta. A partir da análise desse material e do debate entre os jovens, auxiliado por uma apresentação de slides17, conversou- -se sobre a importância que os leitores beta têm no processo de produção de fanfictions. São essas pessoas que, durante a primeira leitura desse gênero, percebem enganos e inadequações que passam despercebidos pelo autor. É essa leitura feita com atenção por outros olhos que permite que o texto possa ser melhorado antes de ser postado na internet. Em duplas, os estudantes assumiram o papel de leitores beta. A proposta estabelecida foi a leitura do texto do colega no documento e, através da sessão de comentários oferecida pelo Google Docs, propôs-se que comentassem as alterações que devem ser consideradas em caso de reescrita, sempre atendendo aos aspectos de planejamento e de escrita trabalhados nos momentos anteriores. Para essa nova interação, foi evidenciada a importância da leitura e do suporte que os sites compartilhados na oficina anterior podem oferecer. Ao final do texto, o leitor beta deveria deixar um comentário acerca da história, mencionando os pontos fortes e possíveis sugestões para a melhoria da trama. 15 https://drive.google.com/file/d/1HOXErkc2ySzmNGN01k2ndCube9rpWJS_/view 16 https://drive.google.com/file/d/1G3obvKljaO3pK3kgUiDcjcFpu4JqW9Ws/view 17 https://drive.google.com/file/d/1LHTCPupY6yhEK3AkwMSf5Q8Pk_OaQcrx/view

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