Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Produção escrita e interação digital: uma proposta de ensino da escrita automonitorada 178 Para auxiliar na categorização dos aspectos textuais, três subcritérios foram elencados para cada um dos critérios, equivalendo a 1 ponto por item apresentado na elaboração e construção do texto. Os subcritérios elaborados evidenciam os elementos necessários para uma produção textual adequada, que foram expostos e discutidos durante as intervenções com os participantes. No Quadro 2 estão descritos os Critérios de Adequação Textual. Quadro 2 – Critérios de Adequação Textual. CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO TEXTUAL Critérios Descrição Subcritérios Pontuação Critério 1 Produção do gênero fanfic Emprego correto das características do gênero textual estudado 1 Estrutura nos padrões estabelecidos 1 Presença de um título 1 Critério 2 Desenvolvimento da proposta de criação Texto constituído de todos os elementos narrativos analisados em sala de aula 1 Respeito ao tamanho mínimo e máximo do texto 1 Uso dos aspectos trabalhados na obra de referência (suspense, mistério, medo, atmosfera sombria) 1 Critério 3 Abordagem da intertextualidade Uso de elementos da obra de referência 1 Inserção de elementos novos 1 Presença de um diálogo entre os elementos novos e aqueles pertencentes à obra de referência 1 Critério 4 Manipulação de elementos linguísticos Desenvolvimento de elementos de coesão 1 Desenvolvimento de elementos de coerência 1 Apresentação de informações adequadas à proposta 1 Critério 5 Atenção à composição escrita do texto Linguagem apropriada ao contexto comunicativo 1 Uso adequado dos sinais de pontuação 1 Atenção em relação a erros de digitação 1 Fonte: das autoras (2024).

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