Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

179 Larissa Damiris Lopes Franco, Kári Lúcia Forneck e Lucimara Fiorese A avaliação dos textos produzidos pelos alunos foi realizada por meio dos subcritérios elencados acima, que, em sua totalidade, resultaram na contagemmáxima de 3 pontos por critério, totalizando 15 pontos para um texto que apresentasse todos os componentes elencados. Além desse processo avaliativo, após as intervenções, os participantes responderam a um questionário que visava investigar detalhadamente a experiência vivenciada ao longo do estudo e qual a frequência com que as estratégias compartilhadas foram utilizadas pelos estudantes durante a atividade de escrita. O questionário proposto, disponibilizado ao final da última intervenção, era constituído de duas seções: a primeira procurava entender a relação dos participantes com a escrita em ambientes digitais, propondo seis perguntas (5 de múltipla escolha e 1 discursiva, como complemento à pergunta de número 5), e a segunda propunha 5 perguntas de múltipla escolha, na qual os participantes deveriam selecionar a opção que mais se adequasse à resposta das questões propostas. Além disso, cada uma das perguntas da segunda seção procurava entender o uso das estratégias apresentadas ao decorrer das oficinas quanto à frequência de utilização pelo participante, disponibilizando, para isso, as opções “Várias vezes”, “Algumas vezes”, “Poucas vezes” e “Não utilizei”. Em suma, o procedimento metodológico desta investigação consistiu: a) no desenvolvimento das 5 oficinas de escrita da fanfic; b) na avaliação dos textos produzidos pelos alunos participantes, seguindo os critérios anteriormente mencionados; e c) na análise do questionário respondido pelos estudantes em que avaliaram sua aprendizagem no percurso das oficinas. As respostas do questionário quanto à frequência do uso das sugestões de escrita e à sua interação com o ambiente digital foram analisadas e relacionadas às produções para verificar suas conexões e influências na construção textual. Na próxima seção, são apresentadas algumas reflexões sobre os resultados obtidos durante o desenvolvimento da proposta. 3 ESCRITORES AUTÔNOMOS: REFLEXÕES EMERGENTES Com a finalização das intervenções e os textos entregues, todas as produções textuais foramanalisadas seguindo osmesmos critérios, utilizando, para essa finalidade, a estratégia de dois procedi-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz