Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Produção escrita e interação digital: uma proposta de ensino da escrita automonitorada 180 mentos de leitura: a primeira como intuito de verificar se o conteúdo poderia ser compreendido em sua totalidade, e a segunda atentando-se aos subcritérios estabelecidos para a avaliação. Isso posto, a classificação dos textos avaliados pode ser observada no Quadro 3. Quadro 3 – Classificação dos textos dos participantes. CLASSIFICAÇÃO DOS TEXTOS DOS PARTICIPANTES Produções Textuais Critério 1 Critério 2 Critério 3 Critério 4 Critério 5 Total Nível Texto 1 3 3 3 3 2 14 Adequado Texto 2 2 2 1 1 2 8 Parcialmente Adequado Texto 3 3 3 3 3 2 14 Adequado Texto 4 2 2 3 1 2 10 Parcialmente Adequado Texto 5 3 3 3 2 2 13 Adequado Texto 6 3 2 3 1 2 11 Adequado Texto 7 3 2 2 1 1 9 Parcialmente Adequado Texto 8 3 3 1 2 3 12 Adequado Texto 9 2 3 3 2 3 13 Adequado Texto 10 1 1 1 2 2 7 Parcialmente Adequado Texto 11 2 2 1 2 2 9 Parcialmente Adequado Texto 12 1 2 1 2 3 9 Parcialmente Adequado TOTAL 28 28 25 22 26 129 Fonte: das autoras (2024). Como observado no quadro, das 12 produções textuais analisadas, apenas 6 atingiram pontuação suficiente para serem classificadas como adequadas. O restante dos textos foi categorizado como parcialmente adequado, apresentando uma maior variedade quanto às pontuações dos critérios em comparação com os classificados com o maior nível de adequação. Quando cruzamos esses dados com as respostas de automonitoramento dos alunos, verificamos que aqueles que mais tinham se disponibilizado a aproveitar as diferentes possibilidades de interação digital tiveram também como resultado textos melhores. Nesses textos, em particular, a interação com recursos online de adequa-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz