Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Produção escrita e interação digital: uma proposta de ensino da escrita automonitorada 184 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como objetivo apresentar reflexões suscitadas a partir da concretização de uma experiência de ensino concretizada em forma de oficinas para o desenvolvimento da consciência e do automonitoramento da produção escrita em uma turma de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, partindo da premissa da interação e da cocriação digital na leitura e na escrita de fanfics. Essas intervenções também buscaram fornecer aos estudantes maior autonomia quanto à percepção automonitorada nomomento de produção de seus textos para a tomada de consciência da sua produção escrita. As intervenções, compostas por cinco encontros, tiveram como ponto central a inserção de estratégias de aprendizagem voltadas à adequação textual mediada por TD, considerando a compreensão dos conceitos de Educação onLIFE (Schlemmer; Di Felice; Serra, 2020) e de letramento digital (Ribeiro, 2020). Com a finalização das intervenções, os textos dos 12 estudantes que participaram de todas as oficinas e responderam ao questionário disponibilizado para averiguar a frequência da utilização das estratégias automonitoradas foram avaliados por meio do entrecruzamento dos dados, dos quais emergem duas constatações: de um lado, da perspectiva da aprendizagem, apesar de verificarmos mais evidências de consciência textual por parte dos alunos, no decorrer das atividades, é importante destacar que esse nível de consciência não se desenvolve sem ações contínuas e que a habilidade de automonitoramento só pode ser potencializada se efetivamente experienciada cotidianamente na escola; de outro lado, do ponto de vista do ensino, verificamos ainda haver lacunas no que diz respeito às experiências de interação e de cocriação digital. Essas constatações nos permitem argumentar em favor de um ensino mais voltado para o desenvolvimento de habilidades que promovam a interação digital autônoma, crítica e consciente que, por sua vez, possa contribuir para o desenvolvimento de uma escrita mais conectada às demandas contemporâneas. Por fim, este estudo destacou a importância da imersão dos sujeitos em um ambiente digital contínuo e integrado, de modo consciente e intermediado pelo professor. Sob essa ótica, a interação e a cocriação digital, nos termos da educação onLIFE, podem potencializar a ampliação da autonomia dos estudantes no desenvolvimento do

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz