Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

185 Larissa Damiris Lopes Franco, Kári Lúcia Forneck e Lucimara Fiorese automonitoramento da escrita, o que demonstrou ser essencial para promover a consciência textual necessária à criação de fanfics. Procuramos, assim, alinhar o ensino às demandas que transcendem os limites do espaço físico e se inserem no universo híbrido, conectado e colaborativo da tomada de consciência da produção textual escrita. REFERÊNCIAS ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. BORTOLOZO, C. R. F.; ZANATA, E. M.; DUARTE, A. A. S. Propostas de práticas de escrita em ambiente digital para o ensino fundamental. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 11, n. 4, p. 634644, dez. 2018. BORUCHOVITCH, E. Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem. ETD – Educação Temática Digital, v. 8, n. 2, p. 156-167, jun. 2007. BORUCHOVITCH, E. Algumas estratégias de compreensão em leitura de alunos do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educação, v. 5, n. 1, p. 19-25, jun. 2001. ISSN: 2175-3539. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ G9WmdV7RKgL9jLTchrgkfkd/abstract/?lang =pt Acesso em: 10 dez. 2024. DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, n. 45, p. 57-67, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/ article/view/4177 Acesso em: 10 dez. 2024. GOMBERT, J. É. Metalinguistic development. London: HarvesterWheatsheaf, 1992. GUEDES, P. C. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

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