Produção escrita e interação digital: uma proposta de ensino da escrita automonitorada 186 KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011. MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MENEGOLO, E. D. C. W.; MENEGOLO, L. W. O significado da reescrita de textos na escola: a (re) construção do sujeito-autor. Ciências & Cognição, v. 4, mar. 2005. ISSN 1806-5821. Disponível em: https:// pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v4/v4a08.pdf Acesso em: 10 dez. 2024. PEREIRA, V. W. Estratégias de leitura de e-book. Signo, v. 34, n. 56, p. 80-89, jan./jun. 2009. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/ index.php/signo/article/view/784 Acesso em: 10 dez. 2024. PEREIRA, V. W. Compreensão leitora e consciência textual nos anos iniciais. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 83, p. 29-43, 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/ view/784 Acesso em: 10 dez. 2024. PINNA, D. M. S. Animadas personagens brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. RIBEIRO, A. E. F. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas. Debates em Educação, v. 12, n. Esp2, p. 446–460, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/ ar ticle/view/10757 Acesso em: 10 dez. 2024. SCHLEMMER, E.; BACKES, L.; PALAGI, A. M. M. O habitar do ensinar e do aprender onLIFE: vivências na educação contemporânea. In: SCHLEMMER, E. et al. (Org.). O habitar do ensinar e do aprender onLIFE: vivências na educação contemporânea. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021. p. 15-34. Disponível em: https://dspace.unilasalle.edu. br/handle/11690/3705 Acesso em: 10 dez. 2024. SCHLEMMER, E.; DI FELICE, M.; SERRA, I. M. R. S. Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. e76120, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/5kXJycPzpBZn6L8cXH RMRVy/?format= pdf&lang=pt Acesso em: 10 dez. 2024.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz