19 CONFIGURAÇÃO DE REDES À LUZ DAS COMUNIDADES DE PROFESSORES APRENDIZES E DAS RODAS DE CONVERSA Janaína Mota Fidelis1 Fabíola dos Santos Kucybala2 RESUMO; A constante discussão sobre formação continuada de professores na Educação Básica demonstra a preocupação em desenvolver um trabalho para/pelos professores. As convivências e redes configuradas entre docentes podem ser a resposta procurada para a qualificação dos processos formativos. Este capítulo entrelaça reflexões sobre as convivências docentes através dos conceitos de Comunidades de Professores Aprendizes e de Rodas de Conversa. Na revisão teórica na análise da literatura sobre essas duas formas de convivência docente, encontrou-se aproximações e distanciamentos entre as propostas, bem como, potencialidades e desafios em suas constituições. No entrelaçamento corroborou-se que as redes de relações docentes, constituídas em ambas as propostas, trazem acoplamentos estruturais e adaptações no conhecimento de cada docente que delas participam, transformando o conhecimento docente e modificando as próprias estruturas das comunidades e das rodas. Constatou-se também, que para que essas interações sejam efetivas, o engajamento docente e o sentimento de pertencimento ao grupo são fundamentais, sendo que por vezes, a multitarefa docente pode ser uma barreira para o envolvimento na rede de convivência. Todavia, ao se perceber a potencialidade do compartilhamento de 1 Mestre em Educação – UFRGS; membro dos Grupos de Pesquisa COTEDIC e GERES; Assessora Pedagógica na Unidade de Avaliações e Metas da Secretaria Municipal de Educação de Canoas; janamfidelis@gmail.com. 2 Mestre em Educação – UNILASALLE; membro dos Grupos de Pesquisa COTEDIC e GERES; Bolsista CAPES/PROSUC, Professora na Rede Municipal de Ensino de Canoas; fabiolast@gmail.com. DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-2
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