As ecologias conectivas e os desafios da formação dos professores da Educação Básica 196 2.1 Arquiteturas Conectivas Híbridas e as Hiper-inteligências A discussão do hibridismo inicialmente vinculou-se à tecnologia-conceito Espaço de Convivência Digital Virtual – ECODI (Schlemmer et. al., 2006), que pressupunha o hibridismo de diferentes tecnologias digitais (Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Chatbot e Metaversos) e de formas de comunicação (textual, oral, gestual e gráfica). Posteriormente, resultados de pesquisas (Schlemmer, 2013; 2014) evidenciaram a ampliação desses hibridismos, além de outras formas de hibridismos: espaços (analógicos e digitais), tempos (síncronos e assíncronos), tecnologias (analógicas e digitais), presenças humanas (físicas, telepresença e presença digital – perfil, avatar, props) e não humanas (NPC, Chatbots), comunicação (textual, oral, gestual e gráfica) e culturas. Essas formas de hibridismos se constituíam na multimodalidade4, assim, a tecnologia-conceito de ECODI foi ampliada para Espaço de Convivência e AprendizagemHíbrido e Multimodal – ECHiM (Schlemmer, 2014; 2016), demandando outros referenciais. Latour (2012) na abordagem da Teoria do Ator-Rede (TAR), propõe a simetria nas relações entre humanos e não-humanos, entendidos como atores igualmente importantes na construção da realidade social. Para ele, o conceito de hibridismo envolve a fusão de elementos humanos e não-humanos na formação de uma entidade ou ator, essencial do mundo contemporâneo, complexo e interconectado, com a interação entre humanos, tecnologia e natureza produzindo novas formas de vida e de ser. Os híbridos são como atores em si mesmos, com poder de agência e capacidade de transformar a realidade social, Latour (2012). Então, repensamos as fronteiras entre humanos e não-humanos e consideramos a complexidade e interconexão de diferentes atores sociais. Distinta da compreensão de hibridismos enquanto agregação entre atores humanos e não humanos Di Felice (2017), a partir do estudo das redes digitais, compreende que o hibridismo é a conexão entre entidades humanas e não humanas, que cria novas formas. 4 A multimodalidade consiste na combinação de diferentes modalidades educacionais (presencial física e online), articulando a aprendizagem eletrônica, móvel, pervasiva, ubíqua, imersiva, baseada em jogos e gamificação.
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