Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

As ecologias conectivas e os desafios da formação dos professores da Educação Básica 198 2.2 A Teoria da Aprendizagem Inventiva em Ato Conectivo Transorgânico O processo de digitalização, datificação, algoritmização e sensorização do mundo, aliado à expansão da conectividade (IoT e IoS) evidencia que a existência pode se transformar em informação, se conectar e se comunicar. Aprender passa a ser o processo inventivo (invenire) no ato que conecta entidades diversas, humanas e não humanas, portanto, transorgânico e simpoiéticos. O aprender é irrepetível e inédito, enquanto invenção, é também diferenciação que produz novas conexões, em movimentos, constituindo híbridos numa ecologia de inteligências em rede, em que o habitar é atópico (Di Felice, 2009). A Teoria da Aprendizagem Inventiva em Ato Conectivo Transorgânico -TAI-ACT emerge no coengendramento do conceito de aprendizagem inventiva (Kastrup, 2015) e do conceito de ato conectivo transorgânico (Di Felice, 2017), vinculada a nova política cognitiva e ao pensamento ecológico-conectivo, que potencializa a emergência de hiperinteligências. Portanto, trabalha com a invenção (Serres, 1991; 1993; Kastrup, 2015) não na perspectiva exclusivamente humana, mas enquanto processo e produto de atos conectivos entre entidades humanas e não humanas, portanto, transorgânico. Essa compreensão vem possibilitando um novo entendimento sobre a autoria e o protagonismo no desenvolvimento da aprendizagem, de onde emerge o conceito de autoria-conectiva e protagonismo ecológico-conectivo, os quais se desenvolvem num eco-habitar (habitar ecológico conectivo) atópico (Schlemmer, 2023). Dessa forma, propõe a superação de teorias da ação/interação (que pressupõe a pré-existência de dois elementos separados – sujeito-objeto – que agem ou interagem) pelo processo/percurso inventivo, em ato conectivo entre diferentes entidades que propõe o deslocamento da ação/interação humana para o ato conectivo transorgânico, de onde emerge numa perspectiva ecológica e reticular, o hibridismo que configura a invenção. Entendemos como importante salientar as principais diferenças que distinguem a TAI-ACT de outras teorias de aprendizagem. O construtivismo de Piaget, a teoria sociocultural de Vygotsky, a biologia do conhecer e a biologia do amor de Maturana e Varela

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