199 Eliane Schlemmer e Massimo Di Felice (1995; 1997), fundamentam-se na epistemologia interacionista e na teoria da ação. No contexto da teoria enativa de Varela (1990) e Varela, Thompson e Rosch (2003) e da teoria da aprendizagem inventiva de Kastrup (2015), fundamentadas igualmente na epistemologia interacionista, há um distanciamento da compreensão dualista do mundo, ao propor que sujeito e mundo emergem juntos, na superação da pré-existência de dois termos que interagem. Na teoria da conectividade de Siemens (2011) destaca-se a importância das tecnologias digitais e da conectividade em rede, na aprendizagem e no desenvolvimento humano. Essa teoria fundamenta-se, também, na epistemologia interacionista e na teoria da ação, porém considera a aprendizagem em ambientes de rede e tecnologias digitais. As teorias do processamento da informação partem da compreensão da aprendizagem do computador para entender a cognição humana, operando em termos de input e output. A teoria ecológica de Bronfenbrenner (1996) enfatiza a importância do contexto social e ambiental (ecológico) na compreensão do desenvolvimento humano como um processo complexo e dinâmico, influenciado por múltiplos sistemas interconectados. As teorias citadas, com exceção da aprendizagem inventiva (Kastrup, 2015), abordam a perspectiva da (re)solução de problemas e não da invenção. Portanto, a TAI-ACT se diferencia numa perspectiva ecológica-conectiva e se desenvolve a partir de atos conectivos transorgânicos. O hibridismo das hiperinteligências e a emergência da aprendizagem inventiva em ato conectivo transorgânico estão relacionados ao novo paradigma, denominado de Paradigma da Educação OnLIFE . 2.3 A Condição Habitativa das atuais Gerações e a Formação de Professores da EB no Paradigma da Educação OnLIFE O paradigma da Educação OnLIFE9, propõe uma Educação que se faz “On” (ligada, conectada) na “LIFE” (vida), considerando a con9 Constitui na triade Pesquisa-Desenvolvimento-Formaço no GPe-dU UNISINOS/CNPq, enquanto percurso inventivo num continuum que envolve a criação da: tecnologia-conceito Espaço de Convivência Digital Virtual – ECoDI; tecnologia-conceito Espaço de Convivência e AprendizagemHíbrido e Multimodal – ECoHiM e conceito de Aprendizagem Híbrida e Multimodal, nas metodologias e práticas inventivas.
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