Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Configuração de redes à luz das comunidades de professores aprendizes e das rodas de conversa 20 experiências pautada em discussões teóricas para o planejamento sobre a ação, o compromisso se torna natural e significativo para os docentes. Palavras-chave: Convivências. Comunidades de Professores Aprendizes. Rodas de Conversa. 1 INTRODUÇÃO Muito se discute sobre a formação continuada de professores na Educação Básica. Há uma preocupação entre os pesquisadores em desenvolver um trabalho construído para/pelos professores, visando a efetiva qualificação do ensino (Imbernón, 2010; André, 2015; Gatti, 2022). No entanto, pouco se avança na construção de sentido e no real resultado para as práticas docentes em sala de aula (Imbernón, 2010). Historicamente, houve pouco progresso desde as formações da década de 1980, que se baseavam em modelos de treinamento e práticas diretivas, até o início do século XXI e os anos 2000, período marcado por uma crise na profissão docente e pela constatação de um sistema educacional obsoleto (Imbernón, 2010). Nesse sentido, acredita-se que o paradigma da formação continuada de professores precisa ser colocado em pauta. É interessante pensar a participação dos professores nas reflexões sobre a inovação educacional, para que os processos formativos se consolidem na prática e não fiquem apenas no campo das teorias ou das prescrições sobre o que “deve” ser feito. Como afirma Imbernón (2010, p. 26), “ Na formação deve-se trabalhar com os professores e não sobre os professores”. Os cursos de formação inicial e continuada para professores da Educação Básica, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrentam o desafio de integrar conhecimentos específicos e pedagógicos à prática. Gatti (2017) destaca a responsabilidade dos professores em proporcionar aprendizagens efetivas, cognitivas e socioafetivas, através do enriquecimento do conhecimento docente e da responsabilidade pedagógica. É essencial desenvolver esses conhecimentos ao longo da formação inicial e buscar o constante aprimoramento, o que pode acontecer através das convivências configuradas nas redes de relações docentes. As redes tecidas no meio profissional e as convivências entre docentes podem configurar-se

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