Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

201 Eliane Schlemmer e Massimo Di Felice di, 2015), que problematizam quem somos, como nos relacionamos, como percebemos o mundo e como interagimos com ele. Não se trata de um processo de adaptação e/ou apropriação às diferentes tecnologias, ambientes, arquiteturas e plataformas digitais em rede. Consiste no acoplamento enquanto agenciamento, um processo inventivo que se desenvolve num contexto de ecologias inteligentes, numa perspectiva ecológica complexa e conectiva (Schlemmer, 2020; 2021). Assim, o paradigma da Educação OnLIFE contribui para a passagemda formação de sujeitos ou indivíduos, para a formação de ecologias conectadas, o que implica na invenção, inovação, disrupção, numa política cognitiva que se desenvolve a partir de um pensamento ecológico-conectivo. Pressupõe a transformação profunda das estruturas fisica, espaco-temporal e da propria arquitetura educacional12. A educacão passa por um processo de transubstanciação e invencão, provocando alteração qualitativa, diferente da transposição (transferir, mudar de lugar) observada na pandemia. Essa nova política resulta de uma prática que implica pesquisa, formação, desenvolvimento tecnológico digital e cognitivo, cocriação de metodologias inventivas numa perspectiva de ecologia de inteligências em rede, resultando emnovas teorizações. Portanto, não é a adesão teórica que possibilita uma outra forma de pensar e de estar no mundo, mas a prática do habitar ecológico-conectivo e a experiência de problematização e reflexão (Schlemmer, 2023). A Formação de Professores da Educação Básica implica numa virada epistêmica, provocada pelo pensamento ecológico-conectivo, ao passar de uma ideia de formação de sujeitos para a formação em contextos ecologicamente conectados 3 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO EM CONTEXTOS ECOLOGICAMENTE CONECTADOS: A TEORIA NA PRÁTICA Pensar e desenvolver a formação de professores em contextos ecologicamente conectados, exige que os formadores conheçam e compreendam quais ecologias serão conectadas e que tipo de ambientação poderá ser cocriação, a fim de favorecer a emergência das 12 Contempla a concepção de curso, organização, estrutura, currículo, pedagogias, metodologias, práticas, acompanhamento e avaliação das aprendizagens.

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