As ecologias conectivas e os desafios da formação dos professores da Educação Básica 204 Felice (2021) como a cidadania do terceiro milênio, com profundo processo de transformação qualitativa provocado pela pandemia, mudanças climáticas e desenvolvimento da digitalidade e da conectividade, que aceleram e modificam todos os processos, inovações disruptivas e impondo transformação da nossa condição habitativa. A Cidadania Digital é composta por diferentes atores sociais, como: vírus, clima, emissões CO2, algoritmos, Big data, etc., que compõem o viver e conviver cotidiano no agenciamento, nas decisões e ações (Schlemmer, 2021). O conjunto de vivências, embaladas pela narrativa e diferentes missões inventadas pelos KaT, revelam o que significam do mundo no tempo presente, a partir dos espaços que habitam, questionamentos e problematizações. Esse movimento provoca infinidade de relações ao perceberem-se: habitantes de espaços geográficos distintos, características específicas (sotaque, cultura, história, clima, temperaturas, alimentos, biodiversidade) e problemáticas distintas (queimadas, desmatamento, dificuldade de conectividade...) ao mesmo tempo em que e-coabitam diferentes espaços tecnológicos digitais. Espaços que além de constituírem-se como lugar de encontro e discussão sobre diferentes realidades, os conectam com uma diversidade de dados, informações sobre as características e problemáticas identificadas, instigando-os ao desenvolvimento de novas ações num contexto que é ecologicamente conectado. Assim, a prática pedagógica SaIGOn MOVEOnCibricity deu origem a outras práticas nessa mesma perspectiva: 1) “Tô Ligado”: problemáticas sobre: Os animais também têm direitos? O que precisamos cuidar quando utilizamos a internet? Por que o clima muda em diferentes regiões do Brasil? Por que algumas frutas existem em alguns lugares? Por que os sabores das frutas mudam de acordo com a região? Então, envolve o aprofundamento por meio de pesquisas realizadas pelos KaTs e conversas com pesquisadores da área, em entrevista online, com roteiro e realização autoral, denominada de Web-Série Entrevistas. 2) Planeta KaTolândia: num processo de co-criação em metaversos emerge a construção do planeta, envolvendo a continuidade da narrativa do TomKaT num hibridismo entre a linguagem humana e diferentes linguagens sintéticas generativas existente e as que vão surgindo.
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