As ecologias conectivas e os desafios da formação dos professores da Educação Básica 206 municar, relacionar, acessar informação, aprender e produzir conhecimento. Isso fornece subsídios para problematizar o conceito de sala de aula e de aula focada num ensino frontal; e, por fim, superar a escolarização produzida a partir da visão antropocêntrica e dualista do mundo e que separa, natureza-técnica-cultura. As propostas de formação docente no Brasil têm sido adaptadas do contexto europeu, que “avalia” as competências digitais, a partir de um instrumento criado por eles e traduzido para a língua portuguesa. A partir da classificação do nível de competência do docente, são criadas as propostas aos quais o professor adere. Assim, são desenvolvidas competências digitais, adicionadas às competências da área específica do conhecimento, na qual o professor é formado. É essa proposta que tem sido adotada por diferentes instituições, especialmente, de ensino superior, no Brasil, buscam resolver o problema do letramento digital. A formação em contextos ecologicamente conectados para a docência OnLIFE, difere dessa compreensão, pois entende-se que o desenvolvimento das competências digitais não é o suficiente quando pretendemos ir além de “usar” as tecnologias como ferramenta, recurso, meio e apoio, adaptando-as à forma de operar das instituições educacionais. O docente, para “apropriar-se” das TD, enquanto tecnologias da inteligência, precisa do acoplamento enquanto coengendramento, isto é, compreender as TD como forças ambientais e “inventar com”, cocriando metodologias e práticas pedagógicas na perspectiva da transubstanciação, em contexto ecologicamente conectados. A partir desta perspectiva teórica-epistemológica-metodológica Schlemmer (2019) apresenta 5 dimensões da Formação Docente para a Docência OnLIFE: dimensão do professores aprendente; dimensão da prática pedagógica; dimensão da socialização com/entre pares; dimensão da sistematização do conhecimento produzido; dimensão ecossistêmica. Na perspectiva da formação em contextos ecologicamente conectados essas dimensões são revisitadas e hibridizadas, a fim de que os professores conheçam e compreendam quais ecologias serão conectadas, que ambiências poderão ser co- -criadas a partir de arquiteturas e desenhos pedagógicos que favoreçam a emergência das hiperinteligências.
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