207 Eliane Schlemmer e Massimo Di Felice As competências emergem na Rede de Competências para a Docência OnLIFE, as quais coengendram: competências específicas da área do conhecimento de formação do professor; competências técnico-didático-pedagógicas numa ecologia-conectiva (compreende os hibridismos); competências socioemocionais (social é ampliado aos não humanos e ao sentir em rede); e competências indicadas por organismos internacionais para habitar o século XXI: comunicação, colaboração, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas. Schlemmer (2020; 2021) e Schlemmer, Kersch e Oliveira (2020) acrescentam competências para a Educação no terceiro milênio: inventividade, cooperação, pensamento computacional, pensamento ecológico, pensamento ecossistêmico e invenção de problemas, assim como competências verdes. Retomando o problema, a partir das pistas que emergiram da construção epistemológica-teórica-metodológica que fundamente a formação desenvolvida, e aquelas que emergiram durante o processo formativo, podemos dizer que a formação de professores da Educação Básica, desenvolvida na perspectiva da formação em contextos ecologicamente conectados, subsidiada pelo paradigma da Educação OnLIFE, problematizou a docência frente às novas condições habitativas das atuais gerações, fornecendo elementos para a criação de uma ambientação favorável de onde tem emergido, em processos de co-criação, diferentes práticas pedagógicas simpoiéticas, inventivas, gamificadas e onlife. Esse percurso formativo que vem se desenvolvendo na hibridização das 5 Dimensões da Formação Docente tem favorecido o desenvolvimento de diferentes competências para a Docência OnLIFE, implicadas na Rede de competências apresentada. A formação de ecologias-conectivas pressupõe uma pedagogia do terceiro milênio, onde algoritmos, Big data, diferentes tecnologias, ambientes e plataformas digitais, biodiversidade, clima, vírus são compreendidos como entidades que possuem agência, portanto, membros ativos. Dessa forma, é com eles e não mais sozinhos, que construímos e a significamos o habitar. Os novos professores precisam desenvolver competências e habilidades que permitam conhecer e compreender quais ecologias serão conectadas e que tipo de ambientação poderá ser cocriada, para a docência OnLIFE.
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