209 Eliane Schlemmer e Massimo Di Felice MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. G. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Editorial Psy, 1995. MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. G. De Máquinas e Seres Vivos: autopoiese – a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. MEYROWIT, J. No Sense of place. New York: University Press, 1985. MORTON, T. O pensamento ecológico. São Paulo: Quina, 2023. SCHLEMMER, E. et al. ECoDI: A criação de um Espaço de Convivências Digital Virtual. In: XVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 17. =, 2006. Anais… Brasília: SBIE, 2006. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/ sbie/article/view/507 Acesso em: 10 dez. 2024. SCHLEMMER, E. Anatomia no metaverso Second Life: uma proposta em i-Learning. São Leopoldo:[s.n.], 2013. (Relatório de Pesquisa). SCHLEMMER, E. Laboratórios digitais virtuais em 3D: anatomia humana emmetaverso, uma proposta em immersive learning. Revista e-Curriculum (PUCSP), São Paulo, v. 12, p. 21192157, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ curriculum/article/view/21681 Acesso em: 10 dez. 2024. SCHLEMMER, Eliane; DI FELICE, Massimo. A qualidade ecológica das interações em plataformas digitais na educação. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 19, p. 207-222, 2020. Disponível em: https://relatec.unex.es/index.php/relatec/article/ view/3883 Acesso em: 10 dez. 2024. SCHLEMMER, Eliane. Hibridismo, Multimodalidade e Nomadismo: codeterminação e coexistência para uma Educação em contexto de ubiquidade. In: MILL, Daniel; REALI, Aline. (Org.). Educação a distância, qualidade e convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. v. 1. São Carlos: EdUFSCar, 2016. p. 1-24.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz