Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

213 CONECTIVIDADE E ROBÓTICA KIDS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIVERSIDADE, CRIATIVIDADE E COOPERAÇÃO Nydia Maria Rosa de Pinho1 Thamy Cristine Rocha2 Luciana Backes3 RESUMO: Este artigo apresenta o fazer pedagógico na era digital, por meio da experiência em robótica educacional, na educação infantil, por meio das metodologias ativas. A pesquisa, de abordagem exploratória e natureza qualitativa, foi desenvolvida nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) Vó Nelsa Kirsten Ritter e Ledevino Piccinini, do município de Canoas/RS. Participaram 43 crianças, na faixa etária entre dois a cinco anos. O objetivo é refletir sobre a interação, a criatividade e a cooperação em práticas pedagógicas, com o Explorador kids. Evidenciamos a importância deste recurso tecnológico na rede municipal de ensino enquanto oportunidade para desenvolver o pensamento computacional. Destacamos que a prática pedagógica com robótica educativa está atrelada à valorização da diversidade infantil, visto que tratam-se de crianças em diferentes faixas etárias e preferências. Na interação entre as crianças e o Explorador Kids preponderam, por meio de curiosidades, ideias e falas, ações criativas e cooperativas nos registros gráficos do tapete “em branco” do Explorador Kids para “os 1 Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela UniRitter. Professora Municipal de Canoas/RS. nydia.pinho@canoasedu.rs.gov.br 2 Pós-graduada em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Ulbra. Professora Municipal de Canoas/RS. thamy.rocha@canoasedu.rs.gov.br 3 Pós-Doutorado em Science Social pela Université Paris-Descartes – Paris-V (estágio pós-doutoral CAPES), Doutorado emEducação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em Science de l’Education Université Lumière – Lyon 2 (Bolsa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro). Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – Canoas e pesquisadora visitante da Université Claude Bernard – Lyon 1. luciana.backes@unilasalle.edu.br. DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-13

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz