Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Conectividade e robótica kids na Educação Infantil: diversidade, criatividade e cooperação 214 amigos da outra escola”. A conectividade entre discentes e docentes contribuiu para uma experiência lúdica, afetiva e divertida, inovando a aprendizagem e a educação. Palavras-chave: Conectividade. Robótica Educacional. Educação infantil. 1 INTRODUÇÃO A Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional (Lei 9.394/96) estabelece que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Portanto, deve-se buscar um ensino de forma integrada que incorpore às propostas educacionais os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras, emconsonância como Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Logo, é preciso realizar ações que priorizem o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas identidades, a fim de crescerem como cidadãos plenos. As crianças têm direitos à infância, sendo reconhecidas como seres autônomos e protagonistas de sua vida. Direitos estes que incluem o acesso às tecnologias, concebidas como prática social, uma das formas possíveis de se relacionar com o mundo no paradigma atual da Sociedade em Rede. Para Castells (2003, p. 565) “Redes constituem a nova morfologia social de nossas sociedades e a difusão da lógica de redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiência, poder e cultura”. Nós, professoras autoras desteprojeto, acreditamos queosmateriais pedagógicos precisam englobar todos os tipos de diferenças: idade, gênero, classe social, cultura, personalidade, etc. Assim, esses materiais são carregados de significados socioculturais e precisam ser cuidadosamente selecionados para abranger essas diversidades. As tecnologias digitais, mais especificamente a robótica educativa, principal enfoque deste artigo, podem contribuir para o objetivo socializador dessa etapa educacional da Educação Infantil, além do desenvolvimento cognitivo das crianças. É necessário configurar ambientes que propiciemo acesso e a ampliação dos conhecimentos da realidade das crianças, por meio da comunicação e suas diferentes linguagens. A partir das reflexões na disciplina Redes, Comunidades e Realidades: O Fazer Pedagógico na Era Digital, do Curso de Especiali-

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