Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

215 Nydia Maria Rosa de Pinho, Thamy Cristine Rocha e Luciana Backes zação em Metodologias Ativas: Protagonismo do Aluno, da Universidade La Salle – Canoas, identificamos a relevância da interação, criatividade e cooperação em práticas pedagógicas, com o Explorador kids. Assim, relatamos a prática pedagógica de robótica educacional elaborada e realizada, por metodologias ativas para a conectividade entre as nas EMEI Vó Nelsa Kirsten Ritter e Ledevino Piccinini, no município de Canoas/RS. As crianças participantes têm idade entre dois a cinco anos, matriculadas em turmas de creche e pré-escola. Temos como objetivo evidenciar refletir sobre a interação, a criatividade e a cooperação empráticas pedagógicas, como Explorador kids. Assim, serão considerados aspectos na prática pedagógica para que possamos contribuir com a transformação nas compreensões de aprendizagem e da educação na rede municipal de ensino. 2 METODOLOGIA DE PESQUISA E PEDAGÓGICA A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das crianças, então ter o acesso a um robô, que pode realizar comandos e que é visível na vida real, se torna uma grande novidade na educação. O recurso metodológico que foi utilizado neste estudo teve enfoque na pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e experimento de ensino (Steffe; Thompson, 2000). Na fase exploratória da pesquisa foi realizada a observação e escuta das crianças, posteriormente foramelaboradas as atividades de ensino e aprendizagem, envolvendo a Robótica Educacional, a conectividade e as tecnologias, para serem aplicadas nas EMEI. A proposta pedagógica teve como objetivo observar a forma como as crianças, de 2 a 5 anos, interagem com a tecnologia Explorador kids, identificando potencialidades para aprendizagem. As observações das falas, rodas de conversa, chamadas de vídeo entre as crianças das escolas, resultaram na identificação de seus interesses e preferências. As propostas desenvolvidas propiciaram o fazer (ação cognitiva) na realização da construção de um tapete, contemplando as preferências para que o robô do Explorador Kids fosse utilizado. O Explorador Kids é um material desenvolvido pela Escola Maker, por meio de um kit de material didático, fornecido para as escolas do município de Canoas, encaminhado pela Secretaria de Educação. Para a implementação dessa tecnologia, foi ofertado um

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz