Conectividade e robótica kids na Educação Infantil: diversidade, criatividade e cooperação 216 curso de formação para multiplicadores, que posteriormente contribuiu para o trabalho nas EMEI. O Explorador Kids incluía um pequeno robô, carregável por USB, e cinco tapetes com temas diferentes: alfabeto, números, formas geométricas e cidade, alémde um tapete embranco, para a criação pelos educadores e educandos. Há também cartas impressas reproduzindo os comandos que o robô pode executar, como direita, frente, etc., que auxiliam no desenvolvimento das tarefas. O robô é operado por botões ou por Bluetooth, através de um aplicativo para smartphones. 3 DIÁLOGOS PARA A REFLEXÃO: ROBÓTICA EDUCATIVA Nos espaços de formação docente somos levados a reflexão sobre a importância das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio, mas pouco para o contexto da educação infantil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), em seu art. 6º estabelece as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os princípios: éticos, políticos e estéticos, cumprindo assim plenamente sua função sociopolítica e pedagógica descrita no art. 7º: I – oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais; II – assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias; III – possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto a ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas; IV – promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância; V – construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa (Brasil, 2009).
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