Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Conectividade e robótica kids na Educação Infantil: diversidade, criatividade e cooperação 218 configuração de contextos de aprendizagem novos, significativos e diversificados, ou seja, inovadores. O construcionismo de Papert ressalta a necessidade de oferecer condições para que o aluno aprenda. Valente (1991, p. 57) apresenta dois aspectos que são fundamentais na importância do construcionismo: “a ação física ou mental do aprendiz e o ambiente onde está inserido”. O ambiente deve ser o mais interessante possível, a fim de poder ser apropriado pelo aprendiz. Deve ser rico em atividades, conceitos e coisas para serem feitas. O ambiente deve ser constantemente motivador e interessante, cabendo ao professor a tarefa para que isso realmente aconteça. (Valente, 1991, p. 57). As principais teorias de aprendizagem que podemos nos basear para a prática da robótica na educação são o construtivismo e o construcionismo. Piaget salienta que manipular artefatos é a chave para a criança construir seu conhecimento (Piaget, 1973). Papert (1980), por sua vez, ampliou essa concepção, destacando que a construção do conhecimento é potencializada quando ocorre em um ambiente onde o aprendiz está ativamente envolvido na criação de um objeto que tem uma dimensão pública, seja ele um castelo de areia à beira-mar ou um artefato tecnológico. A introdução da robótica educacional na sala de aula vem ao encontro com a teoria construtivista, uma vez que o mesmo sustenta que as experiências desempenham um papel fundamental na formação do raciocínio infantil. Assim, “[...] acredita-se que o conhecimento do aluno, suas próprias teorias e as regras que ele formula e utiliza para superar desafios são tão valiosos quanto os conhecimentos ou as teorias científicas transmitidas pelo professor” (Macedo, 1994, p. 90). A robótica educacional proporciona a interação entre professores e alunos através de ações que promovem o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Conforme Chitolina, Noronha e Backes (2016), por meio da robótica educativa configuramos um ambiente de aprendizagem prática, colaborativa e interdisciplinar. Assim, vai além do ensino técnico de programação ou montagem de robôs, trata-se de um recurso pedagógico que promove a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade.

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