Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

219 Nydia Maria Rosa de Pinho, Thamy Cristine Rocha e Luciana Backes 4 ANÁLISE DOS DADOS: CONECTIVIDADE E ROBÓTICA KIDS Durante diálogos docentes sobre a forma como utilizamos o Explorador Kids com as crianças, constatamos que em comum, as turmas demonstravam interesse e entusiasmo no kit de robótica, que está atrelado ao projeto pedagógico desenvolvido com o protagonismo dos educandos, sendo explorado semanalmente. Assim, há regularidade no desenvolvimento das atividades pedagógicas nas EMEI. Deste modo, a proposta consistiu na prática de integração da Robótica Kids entre as EMEI Vó Nelsa Kirsten Ritter e Ledevino Piccinini, no município de Canoas/RS. Foram desenvolvidas as atividades em turmas do maternal 1 e jardim 1, mediadas pelas educadoras responsáveis. Nas turmas foi explicado que em outras escolas da cidade, também utilizam o “robô”, ou seja, o nosso Explorador Kids. Assim, despertamos a curiosidade das crianças sobre “como e para quê utilizam o robô?” e “como são as crianças das outras escolas o fazem?”. Esse ambiente pedagógico, centrado no compartilhamento com os outros, é essencial para que os alunos possam aprender a partir de sua própria experiência, orientados por sua curiosidade, assim como a interação com as experiências dos outros. “É fundamental que educadores e educandos tenham uma postura dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, assumindo- se epistemologicamente curiosos” (Freire, 1996, p. 82 – 83). Salientamos que para o desenvolvimento das atividades de robótica a curiosidade é um elemento dinamizador do processo. Por conseguinte, as crianças, da turma jardim 1, foram questionadas se gostariamde conhecer alguma turma de uma escola próxima que também utilizavam o robô. Esta ideia foi assertiva e festejada por elas, que buscaram em tempo hábil alternativas para essa conectividade, como podemos evidenciar por meio das falas das crianças o protagonismo nas escolhas e a presença da cibercultura, por meio das tecnologias:

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz