Conectividade e robótica kids na Educação Infantil: diversidade, criatividade e cooperação 220 Quadro 1 – Registro da fala das crianças da turma Jardim 1 Educadora: Vocês sabiam que outras crianças, de outras escolas usam o robô? Turma J1A: Não… Educadora: E vocês querem conhecer?! Turma J1A: Simmmm! Educadora: Já sei... vou falar com uma amiga minha, que é profe em uma outra escola! Mas, como podemos fazer para conhecer esses amigos sem ir na escola deles? C1: usando o telefone. Educadora: Isso! Mas precisamos ver eles... Só ouvir não ajuda muito. Como podemos fazer? C2: Já sei! Usamos o Whatsapp... Para ver! Educadora: Chamada de vídeo?! C2: Isso! Educadora: Mas... Será que existe outra forma de ver eles pelo celular sem fazer a chamada de vídeo? C3: Com fotos! E vídeo! Educadora: Ótimo! Então vamos preparar isso, pessoal. Fonte: Elaborada pelas autoras (2022). As crianças encontram, naturalmente, formas de interagir com outras crianças, por meio de diferentes aplicativos e formas de comunicação (áudio, vídeo e imagens). Na turma Maternal 1, a mediação foi um pouco diferente. No entanto, as crianças manifestaram as suas opiniões sobre a “ a chamada de vídeo e a troca das gravuras com a outra escola”: Quadro 2 – Registro das falas das crianças da turma M1 Educadora: Turma, vamos criar um tapete do robozinho para as outras crianças? Turma M1: Sim!!! Educadora: Nós vamos nos encontrar com alunos de outra escola e vamos conversar com eles, por chamada de vídeo. Alguém já fez chamada de vídeo? C5: Sim, ‘pofe’ . Fiz commeu tio. Fonte: Elaborada pelas autoras (2022). Evidenciamos que as crianças menores estão ainda se desenvolvendo enquanto protagonistas, apresentando de forma mais tímida as iniciativas para a interação. Percebemos a presença da cibercultura enquanto participante de ações para interação por meio das tecnologias. Destacamos, uma certa democratização das na troca de experiências e de informações, além de contribuir para a comunicação e aprendizagem. As crianças se encontram na era digital desde que nascerame participamda cibercultura nas suas vivências pessoais com as tecnologias.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz