Conectividade e robótica kids na Educação Infantil: diversidade, criatividade e cooperação 222 pete em branco”, “como deveriam ser as gravuras para representar os trechos damúsica” e “como as crianças bempequenas compreenderiam o lado que o robô deve ir?”. As crianças C8 e C9 salientaram: Quadro 4 – Registro das falas das crianças da turma J1 C8:Precisamos fazer setas para elas saberem os lados. Educadora: Bem pensado! Ótimo! Mais algum desenho para sinalizar a rua onde o ônibus roda? C6: Placas! Fonte: Elaborada pelas autoras (2022). Nessa interação as crianças relacionam a conversa online, a música e a construção do tapete. Para Chitolina, Noronha e Backes (2016), guardadas as devidas proporções da Educação Infantil, as crianças relacionam a teoria, a prática e a utilidade do conteúdo estudado, dando sentido ao aprendizado. As gravuras desenhadas pela turma jardim 1, no tapete, ficaram assim: Figura 1 – Registro das falas das crianças da turma J1 Fonte: Acervo das autoras (2022).
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz