225 Nydia Maria Rosa de Pinho, Thamy Cristine Rocha e Luciana Backes BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2019. DOMINICK, Rejany dos S. Tecnologias e Formação de Professores: Provocações. In: Maria Socorro Lucena Lima, Maria Marina Dias Cavalcante, José Albio Moreira de Sales, Isabel Maria Sabino de Farias. (Org.). Didática e Prática de Ensino na Relação com a Escola. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 1, p. 04505-04517. CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2003. CHITOLINA, R. F. ; NORONHA, F. P. T ; BACKES, L. A Robótica Educacional como tecnologia potencializadora da aprendizagem: das ciências da natureza às ciências da computação. Educação, Formação & Tecnologias, v. 9, p. 56-65, 2016. Disponível em: https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/199 Acesso em: 10 dez. 2024. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996. MACEDO, Rosa Maria. A família diante das dificuldades escolares dos filhos. Petrópolis: Vozes, 1994. PALFREY, John. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Penso Editora, 2011. PAPERT, S. Mindstorms: computers, children and powerful ideas. NY: Basic Books, 1980. PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1973. STEFFE, L. P.; THOMPSON, P. W. Teaching experiment methodology: Underlying principles and essential elements. In: LESH, R.; KELLY, A. E. (Ed.). Handbook of research design in mathematics and science education. Londres: Lawrence Erlbaum, 2000. p.267-306. VALENTE, J. A. Liberando a mente: computadores na educação especial. Campinas: Gráfica Central da UNICAMP, 1991.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz