Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

227 TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR A PARTIR DA BNCC Marlete Teresinha Gut1 Cledes Antonio Casagrande2 Fabrício Pontin3 RESUMO: As Tecnologias Digitais (TDs) estão cada vez mais integradas na dinâmica da vida moderna, influenciando as relações profissionais e interpessoais, bem como transformando a forma como aprendemos e ensinamos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, pressupõe uma educação integral com foco no desenvolvimento de competências e habilidades e sinaliza aprendizagens essenciais que devem ser contempladas ao longo da Educação Básica. Entre essas aprendizagens, há singular ênfase para a integração das TDs na dinâmica escolar. O presente texto, de caráter teórico, com delineamento bibliográfico e documental, tem como objetivo evidenciar como está estruturada a BNCC, particularmente no que se refere à integração das TDs no Ensino Médio. Além disso, busca pontuar desafios e oportunidades dessa incorporação na construção de práticas pedagógicas contextualizadas e congruentes com as demandas da contemporaneidade. A análise dos dados segue a perspectiva metodológica da hermenêutica, uma abordagem interpretativa que visa compreender os fenômenos, significados e contextos das informações coletadas (Hermann, 2003). As TDs, quando integradas de forma reflexiva e com intencionalidade pedagógica, contribuem para um processo de ensino e aprendi1 Marlete Teresinha Gut, Universidade La Salle/Canoas, Brasil, https://orcid. org/0000-0002-1483-6437, marlete.gut@lasalle.org.br 2 Cledes Antonio Casagrande, Universidade La Salle/Canoas, Brasil. https://orcid. org/0000-0003-1499-1661, cledes.casagrande@unilasalle.edu.br 3 Fabrício Pontin, Universidade La Salle/Canoas, Brasil. https://orcid.org/00000002-3984-1849, fabricio.pontin@unilasalle.edu.br DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-14

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