Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Tecnologias Digitais na Educação Básica: um olhar a partir da BNCC 228 zagem mais dinâmico, colaborativo e interdisciplinar, favorecendo a autonomia dos estudantes e a construção de uma cidadania ativa. Palavras-chave: BNCC. Tecnologias Digitais. Cultura Digital. Práticas Pedagógicas. 1 INTRODUÇÃO As Tecnologias Digitais (TDs) estão cada vez mais integradas na dinâmica da vida moderna, influenciando desde as relações profissionais e interpessoais, na logística do dia a dia e nos processos de ensino e aprendizagem, transformando a forma como aprendemos e ensinamos. A Base Nacional ComumCurricular (BNCC), homologada em 2018, pressupõe uma educação integral com foco no desenvolvimento de competências e habilidades e estabelece diretrizes para as aprendizagens essenciais que devem ser contempladas em cada etapa da Educação Básica. Entre essas aprendizagens, há singular ênfase para a integração das TDs na dinâmica escolar. A chegada da pandemia de COVID-19, em 2020, acentuou ainda mais essa necessidade, pois o distanciamento físico imposto pela crise sanitária exigiu a reconfiguração das cinesias4 sociais e educativas, evidenciando a importância das TDs no cenário educacional contemporâneo. Diante desse contexto, apresentamos algumas compreensões e reflexões, decorrentes de uma pesquisa anterior mais ampla, que buscou compreender como os professores da 1ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Medianeira estruturam suas práticas pedagógicas diante das premissas da BNCC, no que se refere à utilização das TDs (Gut, 2022). Por isso, o presente texto, de caráter teórico, com delineamento bibliográfico e documental, consiste num recorte da pesquisa mencionada. A análise dos dados segue a perspectiva metodológica da hermenêutica, uma abordagem interpretativa que visa compreender os fenômenos, significados e contextos das informações coletadas (Hermann, 2003). 4 “Cinesias”, origina-se do grego “kinesis,” e significa movimento. Consideramos ser congruente incluir o termo na pesquisa em educação visto que abarca a dinamicidade e amplitude peculiar do contexto escolar. Uma forma de contemplar os diferentes aspectos e dimensões do processo de ensino e aprendizagem: metodologias de ensino, objetos de aprendizagem, currículo escolar, interações sociais e culturais, enfatizando um ambiente educacional integrado e emmovimento.

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