Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

229 Marlete Teresinha Gut, Cledes Antonio Casagrande e Fabrício Pontin O objetivo deste texto é evidenciar como está estruturada a BNCC, particularmente no que se refere à integração das TDs no Ensino Médio. Alémdisso, busca pontuar desafios e oportunidades dessa incorporação na construção de práticas pedagógicas contextualizadas e congruentes com as demandas e especificidades de uma sociedade cada vez mais digital e conectada. Para isso, inicialmente exploramos a estrutura e a proposta curricular da BNCC, abordando seu contexto histórico e fundamentos pedagógicos. A seguir, revelamos o papel e as contribuições das TDs na Educação Básica, com base nas diretrizes da BNCC. Ademais, ao longo do texto, buscamos argumentar como a BNCC, com seu foco nas TDs, pode contribuir para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e protagonistas de uma sociedade conectada e em acelerado processo evolutivo. 1.1 BNCC: estrutura e fundamentos pedagógicos A BNCC (Brasil, 2018) propõe um avanço nas concepções e propostas pedagógicas na Educação Básica brasileira apresentando aprendizagens essenciais para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O documento manifesta o compromisso com a educação integral, com a igualdade, a equidade e a diversidade. Além disso, foca no desenvolvimento de competências e habilidades, postulando inclusive a importância de encarar as TDs de forma responsável e protagonista. Neste tópico, apresentamos um breve contexto histórico, a estrutura e a proposta curricular da BNCC, bem como as proposições da obra no que se refere à utilização das TDs na Formação Geral Básica (FGB) e nos Itinerários Formativos (IF) dos estudantes do Ensino Médio. A BNCC tem uma longa história, pauta em debates e eventos seminais da educação brasileira, envolvendo diversos segmentos e entidades, Conselhos Estaduais e Nacional da Educação e profissionais da educação. É resultado de um trabalho coletivo e colaborativo, iniciado em 2015, conforme evidenciado na apresentação do documento: “A BNCC é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira” (Brasil, 2018, p. 5). Contempla princípios e demandas

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