Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Tecnologias Digitais na Educação Básica: um olhar a partir da BNCC 232 […] o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, comos desafios da sociedade contemporânea. Isso supõe considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir (Brasil, 2018, p. 16). Ao postular a sistematização interdisciplinar e contextualizada dos saberes, a BNCC (Brasil, 2018) alerta para a urgência da superação da fragmentação dos conhecimentos em disciplinas para que a aprendizagem possa ter mais sentido e significado e contribua para o “protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida” (Brasil, 2018, p. 17). Na parte introdutória do documento, são apresentadas as 10 competências gerais6, que são transversais, perpassando todas as etapas e componentes curriculares da Educação Básica, as quais são agrupadas em: (a) Competências Cognitivas (Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural), (b) Competências Comunicativas (Comunicação, Cultura Digital, Projeto de Vida) e (c) Competências Socioemocionais (Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania). A inclusão das competências comunicativas e socioemocionais atribui um caráter inovador à BNCC, pois a história da educação brasileira denota um currículo focado nas competências cognitivas. Ao longo das três etapas da Educação Básica, conforme acima referido, é imperativo que os estudantes desenvolvam dez competências gerais “que pretendemassegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva” (Brasil, 2018, p. 27). Premissas que, em cada nível de ensino, tem sua organização, especificidades e sistematização. Na Educação Infantil, são assegurados seis direitos de aprendizagem e de desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Esses benefícios estão atravessados 6 De acordo com a BNCC (2018), são chamadas de gerais pelo seu caráter transversal (presente nos campos de experiências e nos diferentes componentes curriculares da Educação Básica.

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