233 Marlete Teresinha Gut, Cledes Antonio Casagrande e Fabrício Pontin nos cinco campos de experiências estabelecidos: (a) O eu, o outro e o nós; (b) Corpo, gestos e movimentos; (c) Traços, sons, cores e formas; (d) Escuta, fala, pensamento e imaginação; e (e) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. No Ensino Fundamental, o desenvolvimento das competências, a educação integral e o direito às aprendizagens essenciais movem-se nas unidades temáticas, nos objetos de conhecimento e nas habilidades, articuladas nas cinco áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso). A BNCC (Brasil, 2018) do Ensino Médio segue a premissa das etapas anteriores e está estruturada em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os itinerários (abertos) contemplam a parte diversificada, desenhada pelas instituições de ensino e ancorada nas especificidades locais, regionais e nos princípios e intencionalidades pedagógicas, com possibilidade de oferecer também uma Formação Técnica e Profissional, conforme projetado na Figura 1, abaixo. Figura 1: Competências Gerais do Ensino Médio conforme BNCC (Brasil, 2018). Fonte: BNCC (Brasil, 2018, p. 469) A obra “Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base” enfatiza que “as competências e diretrizes são comuns, os currículos são diversos” (Brasil, 2018, p. 13). A afirmativa evidencia que a BNCC não é currículo e não determina conteúdos para as escolas brasileiras. Tenciona regular o currículo e pontuar as competências
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz