Tecnologias Digitais na Educação Básica: um olhar a partir da BNCC 234 e habilidades a serem desenvolvidas nas práticas pedagógicas das instituições brasileiras de Educação Básica, assegurando o direito às aprendizagens essenciais e à educação integral, equitativa e de qualidade. Os currículos são diversos, pois cada instituição constrói o seu a ser estruturado em uma base comum, prevista na BNCC (Brasil, 2018). No currículo do Ensino Médio, a base comum é chamada de Formação Geral Básica e a parte diversificada, de Itinerários Formativos. Os Itinerários Formativos objetivam proporcionar, ao estudante, o aprofundamento acadêmico em uma ou mais áreas do conhecimento, e/ou temáticas contemporâneas. No caso de escolas técnicas, contempla ainda componentes que visam à formação técnica e profissional. Conforme expresso na BNCC (Brasil, 2018), o objetivo é oferecer, às juventudes, uma formação que considere seus percursos e suas histórias para que o estudante possa construir um projeto de vida alinhado com seus interesses. Nesse sentido, [...] essa estrutura adota a flexibilidade como princípio de organização curricular, o que permite a construção de currículos e propostas pedagógicas que atendam mais adequadamente às especificidades locais e à multiplicidade de interesses dos estudantes, estimulando o exercício do protagonismo juvenil e fortalecendo o desenvolvimento de seus projetos de vida (Brasil, 2018, p. 468). Além disso, a BNCC (Brasil, 2018), ancorada na LDBEN (Brasil, 1996), orienta que os componentes dos Itinerários Formativos estejam congruentes com os princípios, concepções e singularidades regionais e locais das instituições de ensino, bem como, com o contexto social onde a escola está inserida. Os Itinerários Formativos, por sua vez, precisam contemplar quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo e, conforme já expresso, possibilitar, aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento (e/ou, se for o caso, à Formação Técnica e Profissional). Trata-se de um percurso com temáticas e atividades pedagógicas que os estudantes podem escolher, de acordo com seu interesse. A LDBEN postula que o currículo do Ensino Médio deverá ser “composto pela Base Nacional Comum Curricular e por Itinerários Formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de dife-
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