Tecnologias Digitais na Educação Básica: um olhar a partir da BNCC 236 dúvidas movimentam este período de reconstrução e de efetiva implementação do currículo do Novo Ensino Médio (NEM)7. Dinâmica permeada por muitos desafios que inquietam e trazem perturbações para gestores e demais profissionais da educação, dentre eles, a inserção das TDs no processo de ensino e de aprendizagem. O acento nas TDs nas práticas escolares é recorrente na BNCC (Brasil, 2018) visto que a temática é abordada ao longo de todo o documento. Nas dez competências gerais, apresentadas na parte introdutória da obra, as TDs são assinaladas em quatro: na primeira, segunda e quarta, de forma genérica; e, na quinta competência geral, são referendadas de forma bem específica. Figura 2: Competências Gerais e Tecnologias Digitais da BNCC (Brasil, 2018) Fonte: elaborada pelos autores a partir de Brasil (2018, p. 09 e 10). O relevo é perceptível também nos objetivos de aprendizagem e no desenvolvimento das competências e das habilidades específicas de cada uma das áreas do conhecimento que entrelaçam a formação dos estudantes do Ensino Médio. Para exemplificar, sinalizamos, no quadro abaixo, a presença das TDs na competência sete da área de Linguagens e suas Tecnologias. 7 Em 2023 e 2024, as discussões sobre o Ensino Médio se intensificaram, resultando emmudanças nos Itinerários Formativos, ampliando a participação dos educadores na construção dos currículos e buscando assegurar uma educação de qualidade para todos os estudantes.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz