Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

237 Marlete Teresinha Gut, Cledes Antonio Casagrande e Fabrício Pontin Quadro 1: Competências e habilidades: linguagens e suas tecnologias Competência 7 | Área de Linguagens e suas Tecnologias Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar- -se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva. Habilidades da Competência 7 | Área de Linguagens e suas Tecnologias (EM13LGG7018) Explorar tecnologias digitais compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos. (EM13LGG702) Avaliar o impacto das tecnologias digitais na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia empráticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital. (EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais. (EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede. Fonte: BNCC (Brasil, 2018, p. 497). Como podemos perceber, o desenvolvimento da competência específica 07 pressupõe oportunizar a exploração das diferentes formas e contextos de linguagem e dos artefatos tecnológicos, mas também as interfaces críticas e éticas. Além disso, cada instituição escolar, na parte diversificada, tem a liberdade de incluir abordagens relacionadas às TDs nos percursos específicos que constituem o currículo escolar de acordo com a configuração do EM. A Matriz Curricular da Rede La Salle, por exemplo, contempla, no percurso avançado, temáticas essenciais 8 EM13LGG701 (codificação da BNCC): a) primeiro par de letras (EM) refere-se ao nível de ensino (Ensino Médio); b) a primeira dupla de números (13) sinaliza que esta habilidade a ser desenvolvida em qualquer série do EM; c) a segunda sequência de letras (LGG) indica a área de conhecimento; d) a segunda sequência numérica (701) referem-se às competências e habilidades: o primeiro algarismo (7) indica a competência específica da área de conhecimento e os dois últimos (01), fazem referência a numeração no conjunto de habilidades relativas a cada competência.

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