Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Tecnologias Digitais na Educação Básica: um olhar a partir da BNCC 238 para o jovem da Cultura Digital, como Redes Sociais, Comunicação Não-Violenta e Informação Confiável ou Não. A incorporação das TDs na educação, de acordo com a BNCC (Brasil, 2018), pressupõe fomentar uma cultura digital no ambiente escolar como um todo, ou seja, onde práticas pedagógicas e experiências docentes e discentes contemplem a efetiva apropriação de artefatos digitais emergentes. É preparar o indivíduo para o que está por vir, para o que ainda não faz parte do seu cotidiano. Por conta disso, [...] é preciso garantir aos jovens aprendizagens para atuar em uma sociedade em constante mudança, prepará-los para profissões que ainda não existem, para usar tecnologias que ainda não foram inventadas e para resolver problemas que ainda não conhecemos. Certamente, grande parte das futuras profissões envolverá, direta ou indiretamente, computação e tecnologias digitais. (Brasil, 2018, p. 475). O documento postula que não basta saber utilizar tecnologias, mas também compreender e criá-las para o efetivo exercício da cidadania, conforme expresso na competência cinco que versa especificamente sobre a Cultura Digital. Mas o que significa desenvolver a Cultura Digital? É simplesmente saber consumir tecnologias? De acordo com a BNCC (2018), desenvolver a Cultura Digital implica a compreensão do universo tecnológico para que os jovens sejam usuários responsáveis e protagonistas, ou seja, alémde consumidores, ser produtores de tecnologias e de conhecimentos. Para isso, é fundamental perceber as suas possibilidades, inclusive entender os princípios básicos de funcionamento para identificar as possíveis articulações e armadilhas atreladas às crescentes e constantes invenções tecnológicas. Nesse contexto, Cultura Digital, de acordo com a BNCC, [...] envolve aprendizagens voltadas a uma participação mais consciente e democrática por meio das tecnologias digitais, o que supõe a compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea, a construção de uma atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais, aos usos possíveis das diferentes tecnologias e aos conteúdos por elas veiculados, e, também, à fluência no uso da tecnologia digital para expressão de soluções e manifestações culturais de forma contextualizada e crítica (Brasil, 2018, p. 476).

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