Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Configuração de redes à luz das comunidades de professores aprendizes e das rodas de conversa 24 Esses eixos promovem a articulação entre teoria e prática, conforme orientado nos documentos nacionais para a formação docente (Brasil, 2015). Nesse contexto, a preparação docente é entendida através da convivência em uma comunidade de aprendizagem que possui uma visão pedagógica, a qual molda e é moldada pela visão dos professores que a compõem. A Comunidade de Professores Aprendizes, assim, configura-se como um espaço de convivência destinado a contruir práticas pedagógicas, a partir de reflexões. Essas práticas, desenvolvidas pela própria comunidade, são baseadas em conceitos teóricos e experiências. Nessa perspectiva, os docentes envolvidos tendem a compreender os conceitos e princípios desse tipo de ensino e são capazes de se engajar nas práticas pedagógicas e organizacionais necessárias. Dessa forma, podem aprender com suas experiências e as de seus pares, formando uma verdadeira comunidade de aprendizagem. Para implementar uma proposta de formação pautada na Comunidade de Professores Aprendizes, Shulman e Shulman (2004) recomendamo uso de estudos de caso de salas de aula reais para refletir sobre experiências pedagógicas. Nesse processo, um dos professores participantes pode trazer umcaso de sua própria sala de aula para ser analisado pelo grupo, integrando teoria e prática no desenvolvimento de uma proposta pedagógica baseada na análise crítica da comunidade de aprendizagem. Shulman e Shulman (2004) discutem o conceito de ensino competente e enfatizam que, para aprimorar a prática docente, a convivência na Comunidade requer uma ação deliberada, reflexiva e cuidadosa. Essa prática docente ultrapassa o mero planejamento e não se baseia em tentativas e erros, mas em um processo autoconsciente e crítico no âmbito da comunidade profissional. Dessa forma, o ensino competente na Comunidade de Professores Aprendizes envolve os seguintes grupos de atributos: cognitivo, para discernir, entender e analisar; disposicional, para ter visão, acreditar e respeitar; motivacional, para querer mudar e persistir; prático, para agir, coordenar, articular e iniciar; e reflexivo, para avaliar, revisar, autocriticar-se e aprender com a experiência (Shulman; Shulman, 2004). Com esses atributos, o professor analisa sua própria prática e a de seus colegas, visando o enriquecimento do fazer pedagógico. Ao analisar os atributos necessários a uma Comunidade de Professores Aprendizes, verifica-se que tais características se con-

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