Tecnologias Digitais na Educação Básica: um olhar a partir da BNCC 240 servir tanto para reforçar as formas tradicionais de ensino, transformando-se em máquina de ensinar, como podem ser artefatos de construção do conhecimento quando este é utilizado como instrumento de criação e produção. Em perspectiva similar, Casagrande (2021, p. 10) sinaliza a importância de proporcionar e sistematizar experiências significativas de aprendizagem: “não é a quantidade de conteúdos ou a estrutura tecnológica que garantirão a experiência e a aprendizagem, mas a qualidade e a forma como a experiência e os processos formativos escolares são organizados e, principalmente vivenciados”. Experiências e vivências de aprendizagem que perpassam por concepções, experiências e práticas pedagógicas mais ativas. Premissas defendidas por Dewey (2010), no início do século XX, e também expressas na BNCC (Brasil, 2018), conforme segue: O uso de tecnologias possibilita aos estudantes alternativas de experiências variadas e facilitadoras de aprendizagens que reforçam a capacidade de raciocinar logicamente, formular e testar conjecturas, avaliar a validade de raciocínios e construir argumentações (Brasil, 2018, p. 538). Frequentemente, na BNCC (2018), é evidenciado a integração das TDs no ambiente escolar não pode ficar restrito a ensinar o indivíduo a usá-las, mas também para preparar o estudante para ser leitor crítico e consciente e utilizá-las de forma responsável e ética, bem como, produzir conhecimento e novas tecnologias para resolver problemas sociais. Para que as TDs possam colaborar para a emancipação do ser humano, é fundamental que as relações entre as pessoas e os emergentes artefatos tecnológicos sejam constituídas emum ambiente onde o conhecimento é concebido como processo a ser construído, e não como algo estático e sacramentado a ser transmitido e reproduzido. 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS Na história da humanidade, diversas tecnologias foramsendo incorporadas à educação, desde a invenção da escrita até a chegada da imprensa, do rádio, da televisão e, mais recentemente, das TDs. Cada uma dessas inovações trouxe novas possibilidades para a prática pedagógica e reformulou a maneira como aprendemos e ensina-
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz