241 Marlete Teresinha Gut, Cledes Antonio Casagrande e Fabrício Pontin mos. No contexto atual, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a relevância das TDs na educação básica, propondo uma integração responsável e crítica desses artefatos ao processo educativo e contribuindo para conectar a escola com a vida principalmente diante de uma sociedade cada vez mais digital e interconectada. A BNCC, ao incluir a Cultura Digital entre dez competências gerais a serem desenvolvidas na Educação Básica, enfatiza a necessidade de formar cidadãos que utilizem as tecnologias de forma ética, crítica e protagonista. Quando integradas com intencionalidade pedagógica, as TDs transformam a escola em um espaço onde os estudantes não apenas memorizam informações, mas participam ativamente de processos de investigação, criação e resolução de problemas, conforme proposto por Dewey (2002; 2010). Além disso, a BNCC estimula o desenvolvimento de competências digitais que vão além do uso técnico, promovendo a autonomia e a cidadania ativa em ummundo em constante transformação. Além de contribuir para a promoção de um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, as TDs facilitam a criação de ambientes de aprendizagem interdisciplinares e personalizados, fundamentais para a educação integral defendida pela BNCC. No entanto, o potencial das TDs é maximizado quando integradas à dinâmica escolar com intencionalidade pedagógica. Segundo Moran (2021), a eficácia da integração das TDs na educação depende diretamente da atuação dos professores, ao mediar o processo de forma planejada e alinhada aos objetivos pedagógicos. REFERÊNCIAS BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 agosto 2024. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 12 setembro 2024.
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